Motivação, onde encontrar?





MOTIVAÇÃO:


"[...] vem de do lat. motivu, ‘que move’. referindo-se ao ato ou efeito de motivar. Segundo dicionário Aurélio um conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo".

https://pt.wikibooks.org/wiki/Psicologia/Motiva%C3%A7%C3%A3o#:~:text=Motiva%C3%A7%C3%A3o%20literalmente%20vem%20de%20do,a%20conduta%20de%20um%20indiv%C3%ADduo. Acesso em 31/11/2020


Acredito ser muito fácil falar de motivação visto a disponibilidade de vídeos, frases, treinamentos, cursos que falam sobre o tema, mas me pergunto: o quanto sabemos sobre motivação na prática?


Quantos de nós precisam de um lugar específico para elevar a energia (se auto motivar)? Quantos precisam direcionar sua motivação a algo ou alguém? E quantos sabem que a motivação que precisamos está em nós mesmos?


É natural buscarmos um lugar para renovação, costumamos ter essas sensações em lugares onde nos fazem recordar de momentos bons. Vejamos alguém que costumava ir a igreja todos os finais de semana com a família e passava por momentos agradáveis com eles tende a sentir se renovado toda vez que entra na igreja, o mesmo não irá acontecer com alguém que ia para a igreja apenas para fugir de casa. Vejamos outro exemplo um casal apaixonado que teve seu primeiro encontro em uma praça pública alguém que esperava pelo amado nessa mesma praça e ele não veio, usei esses exemplos apenas para demonstrar o quanto os espaços recebem ou não valor de acordo com aquilo que sentimos.


Outra situação que geralmente acontece é associarmos a nossa motivação a algo ou alguém, vejamos uma mãe sempre dirá que a motivação da vida dela são os filhos, quando na verdade a motivação dela é os sentimentos que tem pelos filhos, um profissional exemplar dirá que a sua motivação é o trabalho quando na verdade o que o motiva no trabalho é a sensação de dever cumprido.


É importante salientar que não estou falando que precisamos abandonar esses ideais, deixar de dizer que nossa família, nossos, filhos, nosso trabalho... etc. são nossas motivações, seria egoísmo de minha parte. O que quero dizer é que devemos prestar atenção na emoção que sentimos em determinado lugar, fazendo algo, ou com alguém e pensarmos em sugestões de como podemos sentir essa mesma emoção em diversos lugares, com várias ou nenhuma pessoa, fazendo qualquer coisa.


Quando reconhecemos nossas emoções e somos capazes de direcionar elas para nosso beneficio chamamos de automotivação, ou seja, eu sei a força que me move e como posso despertar essa sensação então eu faço.


Por fim, acredito que o ponto central dessa minha postagem pode se resumir em apenas uma questão: O que você pode fazer hoje para despertar a força incrível que há em você?


E aí gostou desse post? Se você gostou aproveite e compartilhe, vamos transformar a vida das pessoas com palavras de reflexão, motivação e conhecimento.


Quer deixar sugestões de conteúdos ou dar sua opinião sobre o tema, deixe seu comentário.


Agora se você quer conhecer meu trabalho como coaching de vida, me chama no chat, tenho certeza que posso ajudar.


Por hoje seria isso, espero que tenhas gostado do tema. Abraços com carinho da Lu!


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo