AUTOESTIMA- 5 alertas para prestar atenção


Olá tudo bem aí?

Falar de autoestima te causa desconforto?

Que tal falarmos sobre isso?


AUTOESTIMA

substantivo feminino


1- qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. (https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/)


Sabendo que autoestima é uma qualidade, logo se entende que a ausência dessa qualidade pode nos fazer você se sentir incapaz, triste, fracassada(o) e principalmente inseguro quanto as suas capacidades.


A sensação de impotência acaba limitando suas escolhas e você acaba por aceitar muitas coisas que não deveria, além da quantidade de pensamentos negativos que passa a alimentar, muitas vezes levando a quadros de ansiedade ou até de depressão.


Existem vários sintomas de baixa autoestima escolhi 5 deles para que possas analisar, refletir e reagir se estiver indo por esse caminho.


5 SINAIS DE QUE SUA AUTOESTIMA PRECISA MELHORAR:

1- INSEGURANÇA

Sabe aqueles momentos em que você passa a duvidar de tudo? inclusive da sua capacidade de amar e ser amada por alguém? Aqueles momentos em que é difícil acreditar que o outro está falando a verdade, até mesmo quando está recebendo elogios? Se você está passando por momentos constantes de insegurança preste muita atenção, perder as rédeas da sua vida não é uma boa escolha, jamais deixe na mão de outros as suas escolhas por insegurança, valorize suas lutas.


2- HÁBITO DE SE COMPARAR

Acredito que todos em algum momento ousou se comparar com alguém, o grande problema é quando isso vira rotina, quando passamos a se comparar com outro e acharmos que seriamos mais felizes se fossemos iguais a outra pessoa, o pior ainda é quando comparamos as pessoas de nossa família com outras pessoas. Se você está fazendo isso pare e pense um pouco, talvez a grama do vizinho não seja tão verde quanto parece.


3- DESISTE ANTES MESMO DE COMEÇAR

O que te impede de tentar as coisas? medo? insegurança? ou comodismo? durante meus estudos percebi uma coisa muito interessante: muitas pessoas desistem porque sentem medo de dar certo, estão tão acostumadas a dar errado que nem pensam em como seria se der certo, então acabam desenvolvendo uma crença de não merecimento. Sendo assim eu te pergunto o que você perde se tentar? Qual é o seu maior medo? Lute por aquilo que acredita, se não der certo aprenda com o erro e tente quantas vezes forem necessárias.


4- FALA MAL DE SI MESMO

Se nem você vê qualidades em você, como é que outros vão ver? Se você não se você não se ama, como quer ser amada(o)? Você é quem faz propaganda de você mesma(o), valorize seu conhecimento, valorize suas lutas, valorize seu trabalho, valorize sua vida. Se errou, levante a cabeça e tente de novo, em suas conversas internas exalte suas qualidades, não use nomes que te diminuam, reduza as autocriticas.


5- FICA OFENDIDA(O) COM TUDO

Esse é a maior prova de que você precisa de ajuda, quando chega nesse ponto você já perdeu o controle, talvez o que as pessoas dizem nem é para você, mas você está a tanto tempo se autocriticando e se culpando que tudo é ofensivo e direcionado exclusivamente a você. Você não precisa passar por isso sozinha(o).


Gostou desse post? Então compartilha.


Quer dar sugestões ou críticas construtivas, então comenta.


Gostaria de superar seus medos e crenças e elevar sua autoestima, me chama no chat tenho certeza que posso te ajudar.


Abraços da LU!

Posts recentes

Ver tudo